0

O que fazem para combater o Racismo?

Posted by Sinho Luis on 08:23
Sessenta e seis anos serão completados no próximo dia 07 de maio de 2011 do fim da Segunda Guerra Mundial. Entre 1939 e 1945, a Europa (e por que não dizer o mundo?) esteve envolta em um dos maiores conflitos que o planeta Terra sofreu. Na Alemanha, Adolf Hitler, convocado pelo presidente Paul Von Hindenburg assume o governo em definitivo com a morte do governante. O Partido Nacionalista Alemão, o Nazi, estava em pleno crescimento no país e desenvolveu uma série de práticas conhecidas como nazistas. Tais práticas, aplicadas em seu contexto, foram vistas como necessárias diante da humilhação sofrida pela Alemanha com o Tratado de Versalhes na Primeira Guerra Mundial e para suscitar o sentimento de identidade nacional do povo alemão como via de consolidar o pan-germanismo. Hoje, estas mesmas práticas foram declaradas ilegais por serem racistas.
O racismo é crime inafiançável no Brasil, pelo menos na lei na prática já é outra história, mas ainda assim, as minorias sofrem constantemente com uma série de assédios e discriminações em muitas partes do país. A citação do contexto alemão feita anteriormente é só para ilustrar que o nazismo já foi condenado há muitos anos atrás, mas que ainda hoje muitos se valem desta ideologia para justificar suas ações. No último dia 15 de abril, um empresário paulista, Johnny Gonçalves Batista, 27 anos, foi preso por ser suspeito de produzir camisetas com referências nazistas.
É sabido por todos que existem muitas facções em boa parte do Brasil, principalmente em São Paulo, que patrocinam a morte de judeus, homossexuais e nordestinos. O que leva tais pessoas a cometerem essas atrocidades? Será realmente isso um sentimento de identificação nacional? Ou apenas uma ideia regional? Até pra ser regional eu acho complicado, pois não é comum o povo do sudeste assassinar pessoas devido a sua condição religiosa, sexual ou regional. É uma mentalidade política arcaica que vê na morte de pessoas inocentes uma forma de apresentar a sua força. Diga-se de passagem, força que nem tem, pois os ataques geralmente ocorrem em grupos. Até quando o Brasil continuará com esse regionalismo? Conforme já comentado, a História já provou que o nazismo e o racismo não deram certo. E então? Pra quê continuar com coisas tão erradas? O que leva um ser humano a sentir o prazer de tirar a vida de outro? Com a palavra agora não os grupos nazistas, mas a polícia que é quem deve coibir esse tipo de atitude muito comum nos dias atuais.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 # Sinho Luis # All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.